Logotipo Vertical_Sem Tagline2

Artigos

Ter um Blog ou não? Eis a questão

Conquista relevância online indo além do SEO

Blogs são espaços importantes, flexíveis e cheios de personalidade, capazes de atingir diferentes públicos, porém temos que admitir: blogs não são obrigatórios.

Eles não são uma estratégia imprescindível para a comunicação digital de Marcas e nem sempre representam o melhor modelo para se expressar e aumentar a sua audiência.

É preciso ponderar antes de apostar neste canal para a sua linha editorial ou ele acabará como tantos outros, abandonado ou gerando frustração.

600 milhões de blogs

Essa é a quantidade estimada de blogs ativos na web hoje de acordo com o relatório da Growth Badger 2021.

São quase 7 milhões de postagens por dia e cerca de 5 mil posts por minuto em todo o mundo. Isso nos dá uma dimensão do tamanho da universo dos blogs e da sua relevância dentro das estratégias de marketing de conteúdo.

Segundo o mesmo relatório, pelo menos 85% dos criadores digitais acreditam que o blog é peça essencial das suas estratégias de comunicação digital. No caso dos sites empresariais, 96% dos entrevistados disseram que pretendem melhorar ou aumentar o investimento em blogs nos próximos anos.

O modelo site + blog é um clássico. Porém, redes sociais como Instagram, newsletters autorais através do Substack e Revue crescem exponencialmente e atraem cada vez mais pessoas em busca de conteúdo de qualidade.

O grande problema dos blogs é que eles se tornaram em boa parte massificados pelo uso excessivo de regras de redação que buscam apenas boas posições no ranking do Google – deixando a desejar a espontaneidade, a personalidade e a empatia com a audiência.

Quem nos dera que a revolução não tivesse abafado o antigo modelo e ainda pudéssmos desfrutar de tantos Blogs incríveis como The Busy Woman and the Stripy Cat ou Às 9 no meu Blog.

Mas o comportamento das audiências mudou e a corrida pelas fórmulas perfeitas de SEO faz com que os artigos tornem-se similares, mecânicos. E só de pensar em criar um Blog aparentemente estratégico, podemos ficar… cansados.

Num contexto onde todos parecem dizer a mesma coisa, ninguém de fato diz nada. E eis que surge o conceito que chamo de blog burnout.

Isso é justamente o oposto da comunicação digital. Criar e partilhar conteúdo não deve ser repetitivo, cansativo ou algo que visa apenas mais cliques. É um ato de expresssão pessoal e pode funcionar muito bem, mesmo sem tantas práticas de SEO.

Ter um Blog ou não

Essa nem sempre é uma decisão simples. Vejamos algumas situações onde a criação de um blog não é parte obrigatória de uma estratégia de comunicação de sucesso…

Um blog pode não ser necessário se:

Se a tua criatividade flui em textos curtos e na direção das redes sociais, talvez um blog se torne difícil de manter a longo prazo.

Se o teu serviço ou curso é simples e direto, não fique dando voltas criando conteúdo para blog quando poderia estar simplesmente vendendo.

Se tens um espírito inovador. Mais vale buscar canais alternativos como: um canal no Telegram, uma newsletter autoral, um podcast…

Se não sentes vontade de criar um Blog. Blogs criados apenas para encher espaço podem causar uma impressão de desalinhamento na tua presença digital.

Mas pode ser uma boa alternativa se:

Criar conteúdo para as redes sociais limita o que você deseja partilhar (tens que continuar os teus textos do Instagram nos comentários, por exemplo).

Sentes que não gostaria de depender apenas das redes sociais para comunicar a tua Marca Pessoal

Buscas criar conteúdo intemporal que a sua audiência possa consultar com facilidade

_

A internet é um ambiente cheio de possibilidades. Há inumeras alteranativas para te expressares de uma forma alinhada com tua forma natural de escrita, respeitando o teu estilo de vida e encontrando um forte ponto de conexão com a tua audiência.

Através da minha consultoria, podemos juntos/as encontrar o teu caminho e elevar a comunicação da tua Marca Pessoal.