Logotipo Vertical_Sem Tagline2

Artigos

Como ser mais valorizado/a pelos seus serviços?

Um dos grandes problemas que encontro em relação aos profissionais autónomos é a dificuldade de valorização do seu trabalho.

Com consciência e estratégia é possível amadurecer a forma como olhas para ti mesmo/a e melhorar a forma como te posicionas no mercado.

A seguir, trago 4 pontos de relfexão que podem ajudar-te a superar este desafio.

Entenda o seu valor para ser valorizado/a

Este é o primeiro passo para conquistar o teu valor. Ganhar clareza sobre quem és, qual o teu contributo para o mundo, a tranformação que ofereces e ter consciência do grande bem que trazes são boas práticas iniciais.

Aceita quem és, honra a tua história. Olha para tudo que já fizeste… Encontra toda a transformação que já proporcionaste a quem cruzou o teu caminho e que benefícios levaste aos níveis intelectual, emocional, material, etc.

Escreve no espelho da casa de banho. Eu tenho valor, Eu sou bom/boa o suficiente, O meu contributo deixa o mundo melhor.

Cria uma estratégia de preços adequada para os teus produtos e serviços

Um preço adequado permite que sejas autosustentável e a caminho da tua vida de sonhos. Acredito que o valor do teu trabalho deva ser equivalente ao valor dos teus sonhos. Se o valor que desejas ganhar numa média mensal não te assusta é porque ainda estás na tua zona de conforto. Atreve-te a sonhar e a calcular quanto precisas ganhar para sustentar os teus sonhos.

Os teus produtos e serviços são o caminho para chegar até lá. A precificação é estabelecida através de diferentes abordagens. O site Get Jobber, lista pelo menos 11 estratégias de criação de preços. Vale a pena conferir. Fazer uma pesquisa de mercado e entender quais os preços médios praticados para que possas te mover com consciência também é uma boa prática.

O teu valor depende da tua imagem e exposição

O que faz uma marca pessoal se sobressair não é apenas o seu dom e a qualidade dos teus serviços, mas a tua exposição. Não basta ser bom no que fazes, é preciso mostrar que és bom/boa no que fazes!

Hora de cuidar da tua imagem. Uma marca pessoal que não possui um posicionamento digital e uma imagem coerentes e sólida perde capital intelectual e se torna apenas mais um prestador de serviços. Nota a diferença:

Profissional sem valor de imagem Profissional com valor de imagem 
Transmite uma ideia de “informalidade”Transmite uma ideia de autonomia
O serviço parece mais importante que o profissionalO nome é mais relevante que o serviço
Seu esforço pode parecer desconectado do produto finalTodos enxergam a sua experiência como algo único
É visto como mais um prestador de serviços, como tantos outros no mercadoÉ visto como um profissional diferenciado do restante do mercado

Uma boa imagem é construída com paciência, qualidade e criatividade. Não é algo que nasce da noite para o dia, mas, certamente, é uma ferramenta que pode ser aprimorada.

Padronize suas interações: website, emails para clientes, newsletters, redes sociais. Tudo isso precisa estar dentro de um padrão de imagem coerente com o seu estilo e isso precisa estar evidente a todos os níveis da tua comunicação. Isso transmite uma sensação de solidez, profissionalismo e segurança para quem contacta com a tua marca.

O teu valor depende do teu reconhecimento e de recomendações

Reconhecimento e recomendações. Essa é a dupla que eleva a reputação de uma marca pessoal e interfere diretamente no modo como seus serviços serão valorizados.

Prestar uma experiência de qualidade é o caminho para que os clientes te recomendem. Apesar da era do marketing de conteúdo, o boca-a-boca continua a ser uma das estratégias mais eficazes para conquista de novas oportunidades.

E, se não costumas pedir feedback após a prestação de serviços, começa a fazê-lo para que possas ter uma prova social positiva!

Em conclusão,

Compreender o valor para o nosso trabalho é um passo importante na direção de uma vida profissional mais sustentável e harmoniosa.

Se precisares de ajuda com qualquer um destes pontos. Posso ajudar-te através da minha consultoria ou do meu curso, onde trabalhamos estas questões em detalhe.