7 Ferramentas Essenciais para ter à mão na Hora de Escrever

Gerir uma carreira freelancer e viver de arte é algo complexo e que exige um profundo autoconhecimento e habilidades das mais diversas áreas.

A escrita pode ser uma das áreas mais desafiantes, mas certamente também reconheces que é das mais importantes.

Estamos constantemente a escrever, a trocar emails e mensagens, a comunicar nas redes sociais.

Mesmo que tenhas uma boa capacidade de comunicação e os teus textos apresentem uma boa estrutura, erros gramticais e ortográficos podem fazer com que percas alguns pontos na tua credibilidade.

Hoje partilho contigo algumas ferramentas que podem ajudar-te a refinar a tua escita e para realizares o controle de qualidade dos teus textos.

 

1. Priberam

Ter um dicionário é essencial. É o nosso melhor amigo quando temos uma dúvida sobre alguma palavra ou quando precisamos escolher entre duas opções. O Priberam é o meu dicionário de português contemporâneo online de eleição.

Simples, rápido e fornece não apenas os significados, mas também palavras relacionadas. Ainda, tem uma grande mais-valia: apresenta a grafia no Brasil e a grafia pré-acordo ortográfico quando há diferenças.

[Também disponível para Android]

2. Sinonimos.com.br

Se não conheces essa ferramenta, certamente ficarás fã. Poupa-nos imenso tempo a pensar. É um site imprescindível na nossa jornada à procura da palavra certa. Sinonimos.com.br propõe-nos sinónimos agrupados por significados.

3. Rhymyt

Um texto em harmonia tem um quê de poesia. O dicionário de rimas Rhymit apresenta palavras com terminações similares separadas por número de sílabas.

4. Dicionário Criativo

O Dicionário Criativo é uma boa opção se você prefere uma ferramenta integral, pois ele reúne as 3 últimas funções apresentadas – definição, sinónimos e rimas. Mas ele é ainda mais completo e também apresenta expressões e citações.

5. Ciberdúvidas

Há questões controversas e detalhes linguísticos que só profundos conhecedores da língua e suas origens podem nos ajudar a clarificar. Para dúvidas mais complexas sobre palavras ou expressões, consulte o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Como utilizar? Por exemplo, se tens dúvida sobre o plural de alguma palavra composta, basta digitar no google “plural palavras-chave Ciberdúvidas”. Voilá.

6. Conjugacao.com.br

Se queres certificar-te de uma conjugação verbal ou simplesmente nunca se lembra se há acento na conjugação com pronomes, vale consultar o cojugacao.com.br.

7. FLiP

Mesmo se utilizas um editor de texto profissional como o MS Word, esta ferramenta não é dispensável! É a última camada de controle de qualidade do teu texto. O FLiP é um corretor ortográfico e sintático online gratuito essencial para detectar erros no nossos textos. Tem disponível a verificação em PT-pt, PT-br e também conta com a opção de verificação com acordo ortográfico.

Não precisamos ser escritores exímios e profundos conhecedores da língua para escrever bem.

A qualidade dos nossos textos pode ser exponenciada se olharmos para eles de forma crítica e curiosa e alimentarmos o nosso espírito investigativo.

Ademais, não precisamos ficar fechados nos limites do nosso conhecimento e vocabulário. Utilizando as ferramentas certas iremos escrever, certamente, melhores textos e poupar tempo e energia.

Agora, conta-me… Você, utiliza alguma destas ferramentas?

Partilha nos comentários como costumas corrigir os teus textos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *